Como funciona um Destination Wedding?

Realizar uma cerimônia de casamento no Caribe é muito diferente de organizar um casamento no Brasil. Listamos abaixo tudo o que você precisa saber para facilitar e tranquilizar a sua escolha por um Destination Wedding:

Custos da Cerimônia

 

Normalmente, os noivos ficam responsáveis pela sua própria viagem e pelos valores relacionados à cerimônia e à festa. Já os convidados costumam pagar pela própria viagem (por isso, não espere receber muitos presentes!).

 

Benefícios de Grupo

 

Para os noivos que levam um grupo de convidados que ficarão hospedados no hotel, normalmente os estabelecimentos oferecem alguns benefícios. Quanto maior a quantidade de convidados hospedados, mais vantagem para os noivos. Esses benefícios normalmente se traduzem em eventos privados para o grupo (jantares, coquetéis, etc), upgrade de quarto para os noivos, apartamentos cortesia, entre outras coisas que ajudam reduzir o orçamento total.

 

Resort Credits

 

Alguns hotéis oferecem, além do benefício elencado acima, o Resort Credit: um crédito baseado na quantidade de noites que você estará hospedado no hotel. Todos os hóspedes ganham este crédito. Os noivos podem utilizar o crédito para comprar uma coleção de casamento ou fazer um book de fotos (por exemplo), enquanto os hóspedes podem utilizar para realizar passeios, marcar horário no salão de beleza ou spa, entre outros.

 

Grupo de Casamento

 

Quando os noivos escolhem uma agência de viagens, essa escolha se estende não somente a eles, mas a todos os convidados. Por contrato, os hotéis exigem que todas as vendas sejam realizadas através de um mesmo canal para que os convidados passem a integrar o “grupo de casamento”. A contagem de benefícios para os noivos e o acesso aos eventos e cerimonia são restritos aos integrantes do grupo.

 

Assessoria de Casamento

 

Os noivos terão um serviço de assessoria de casamento, já incluso nos pacotes de cerimônia (seja ela paga ou cortesia – veja mais em “Quanto Custa”). Todos os detalhes do casamento (decoração, cardápio, bolo, horário, etc) serão tratados com a coordenadora de bodas no hotel. Esse contato normalmente ocorre com 1 mês de antecedência da data da cerimônia.

 

Pré Contrato e Reserva dos Quartos

 

Em geral, os hotéis pedem um pagamento antecipado para realizar o bloqueio dos quartos que serão reservados aos seus convidados. O valor mínimo para o fechamento deste pré-contrato refere-se a 10% da diária de 10 quartos reservados para no mínimo 3 noites. Este sinal normalmente é pago pelos noivos e será devolvido conforme os convidados forem fechando suas viagens e for realizado o pagamento total do valor dos quartos.

 

Taxa de Reserva

 

Além disso, um sinal também é necessário para que seja confirmada a reserva do local e data da sua cerimônia. Novamente, depois de fechado o pacote, este valor será revertido em créditos para os noivos utilizarem em itens adicionais para a cerimônia. O valor costuma variar entre USD 250,00 a USD 500,00, dependendo do hotel.

Visita de inspeção no hotel

 

Comumente, os noivos podem fazer uma visita de inspeção (pagando uma tarifa diferenciada) para conhecer o hotel. Posteriormente, caso optem por realizar a cerimônia no mesmo hotel e atinjam alguns pré-requisitos, o valor das tarifas pagas pode ser revertido como crédito para utilização na cerimônia.

 

Limite para data de fechamento

 

Todo o grupo deverá ter fechado a viagem com no mínimo 90 dias de antecedência da data da cerimônia para que se possa computar o benefício dos noivos e também garantir a reserva dos quartos para os convidados.

Duração do casamento

 

A quantidade mínima de dias que os convidados devem se hospedar para fazerem parte do grupo do casamento é de 3 noites (exigidos pelos hotéis). No entanto, recomendamos fortemente que a celebração do casamento seja feita em 4 noites ou mais: lembre-se que os convidados “perderão” o primeiro e último dia por conta dos voos, por isso precisarão de mais dias para poder aproveitar a sua festa e o destino.

 

Cerimônias menores

 

Se você prefere uma lista de convidados mais enxuta e seleta, mas quer evitar o constrangimento de deixar algumas pessoas de fora, o destination wedding é a solução ideal para que você tenha no seu grande dia apenas as pessoas mais íntimas e queridas. Por outro lado, tenha em mente que alguns dos seus convidados podem não conseguir comparecer ao seu casamento.

 

Tipos de Cerimônias

 

As cerimônias são, em sua maioria, simbólicas. É possível realizar cerimônias civis e também religiosas, mas o trâmite é burocrático. Recomendamos que o casamento civil seja realizado aqui mesmo, no Brasil, deixando para realizar no destino apenas a celebração.

 

Não espere um casamento brasileiro

 

Casando-se na praia, ainda por cima em um país que possui outra cultura, você terá limitações. Tenha em mente que a cerimônia será mais simples que uma cerimônia no Brasil, e alguns detalhes podem não ser acessíveis no destino (a não ser que você opte por levar os seus bem-casados do Brasil!).

No Comments

Post A Comment